Parece que foi ontem que acabei o secundário. Mas já passaram 3 anos. E muita coisa mudou deste então. Eu entrei na universidade e participei nas praxes. Hoje preparo-me para concluir o meu curso, e de repente parece que sou transportada no tempo.
Vejo-me, uma menina de dez ou onze anos entrando na " escola grande" cheia de expectativas. Encontra-se muito nervosa, e tem de medo de não fazer amigos. No ínicio é difícil para ela. Deixou a sua escola primária para trás, junto com a professora Sónia e a sua mãe. Mas aos poucos habitua-se, e construí novas amizades.
Agora observo-me no 9 ano, perto de acabar o 3 ciclo e todo atarefada. Esse ano foi terrível! Era só exames... E de todas as disciplinas. Lembro-me das minhas aulas de piano, e dos dias passados na biblioteca a estudar. E além disso havia que decidir qual era o agrupamento a seguir.
Eu acabei por optar por Línguas e Humanidades, e não me arrependi. Quando chego ao 10 ano já não era a mesma rapariga que entrou na " escola grande". Esta tem confiança em si, e sabe do que é capaz. Já não teme as opiniões dos outros, e tem mais facilidade em falar com as pessoas.
Recordo sobretudo das aulas de Literatura, e da minha professora dizer que eu tinha uma alma poética. Foi graças a essa professora que passei a escrever poesia, e amei de verdade esta arte. E as aulas de História... Que saudades da professora Idalina! Era sempre eu que ia ao quadro, respondia as questões e ajudava os meus colegas com os meus resumos.
Também passei maus momentos. Houve um pequeno problema com alguns dos meus colegas. Mas isso prefiro esquecer. Apenas quero guardar as boas lembranças. É com saudade que me lembro do último ano, das pessoas que me acompanharam até ao fim e das conquistas que fiz.
Os resultados dos exames não foram bem o que esperava. No entanto, isso é o menos importante. Afinal qual é o significado de uma nota? Comparado com todo o que vivi durante aqueles oito anos? Hoje caminhando naquela escola me vejo em cada esquina. E sei que parte de mim permanecerá para sempre no seu coração!
Comments