top of page
Search
  • Writer's pictureSara Jesus

Personagens pelo qual me apaixonei...

Há muitas personagens da literatura apaixonantes. É difícil escolher apenas uma. Pois são muitos os livros que nos marcam. E eu como uma leitura compulsiva já perdi a conta dos livros que li... Mas decidi fazer um top 10 das personagens mais apaixonantes.



1- Jaime Fraser



Comecei ao um ano a ler Outlander . E devo dizer que tornou-se num dos meus livros preferidos! Conta a história de Claire, uma mulher moderna que está de férias na Escócia com o seu marido Frank, que ao atravessar um circulo de pedras é transportada para a Escócia do século XVIII. Nas terras altas, ela conhece o jovem montanhês Jaime e casa com ele para proteger-se. Contudo Claire se apaixonada de verdade por Jaime... O que torna difícil a sua decisão de voltar para Frank.

   Não há como não gostar de Jaime. É simplesmente uma das personagens mais cavalheirescas, românticas e protectoras que conheço. Só tenho pena dele não existir de verdade! Quem não queria um Jaime no seu lado?Outro ponto positivo deste livro é as descrições que a autora faz da Escócia. A medida que as leia parecia que estava nessa país.. E tenho uma vontade imensa de viajar para esse lugar!


2- Mr Darçy




Uma das minhas escrituras preferidas é a Jane Austen. As suas personagens são todas fascinantes. E ela descreve e critica a sociedade inglesa do seu tempo. É uma mulher que admiro de verdade. Até agora só tive a oportunidade de ler três romances seus... Mas pretendo conhecer todos.

Orgulho e preconceito é sem dúvida a sua melhor obra! Elizabeth Bennet e Mr Darcy são duas personagens que permanecem sempre na minha memória. Principalmente Mr Darcy. Ele é um cavalheiro, inteligente e muito verdadeiro. Apesar de ser orgulhoso, não deixa de ser um homem fascinante... Posso dizer que apaixonei-me por ele logo no início do livro. E fiquei triste quando Elizabeth rejeitou quando ele se declarou a ela. Mas o amor acaba sempre por vencer. E eles acabam por ficar juntos.


3- Hermione Granger



Um dos livros que mais marcou a minha infância foi o Harry Potter. E ao contrário que a maioria possa pensar... A minha personagem preferida não é o Harry, mas sim a sua melhor amiga Hermione. Ela é a feiticeira mais inteligente de Hogwards, leal aos seus amigos e ama ler livros. Hermione é de facto extraordinária! E conquistou-me desde o primeiro livro... Sei que ela tem um cargo de destaque no livro The cursed child, último livro que a autora lançou, mas não vou dizer para não dar estragar a surpresa pois eu também não li esse livro. Nem todas as personagens apaixonantes tem necessariamente de ser masculinos... Ás vezes as mulheres tem um papel de maior destaque. 


4- Will Herondele



Recentemente descobri esta maravilhosa trilogia de Cassandra Claire. As peças infernais foi uma verdadeira surpresa. Já tinha ouvido falar desta escritura, e muitos dos seus leituras teciam críticas positivas. O que aumentou a minha curiosidade para conhece-la. E não me arrependi. A sua escrita é cheia de leveza e ao mesmo tempo muito completa.

As peças infernais conta a história de Tessa, uma rapariga que é capaz de se transformar em várias pessoas, que viaja para Londres de modo a encontrar o seu irmão. Mas ela é levada pelas Irmãs Sinistras que apenas querem usar o seu dom, e casa-la com um poderoso feiticeiro. Para sua sorte, Will a salva e a leva para  a sua residência. Com a sua ajuda e a dos outros membros, ela trava uma batalha para destruir esse homem que a deseja e descobre quem realmente é.

Will é uma personagem misteriosa, o que o torna irresistível. Apaixonante mas ao mesmo tempo frágil, revoltado e protector, uma criatura sofrida que pensa não merecer ser amado. A sua amizade com Jem é verdadeiramente bela! Ele é capaz de todo para salva-lo. E o seu amor por Tessa é puro e casto. Desde do o início torci para que os dois ficassem juntos no final. Foi uma das minhas triologias preferidas.


5- Edward Rochester



 E e os clássicos... Devo dizer que as personagens que mais me fascinam pertencem aos grandes nomes da literatura. E as irmãs Bronte tem um cantinho especial no meu coração. A história de Jane Eyre é a minha preferida, Charlotte sobe construir uma história capaz de emocionar os seus leitores. Uma rapariga órfã que é maltratada pelos seus tios, que acaba numa instituição onde é maltratada de novo. Ela só encontra a felicidade quando vai trabalhar para a mansão de Mr.Rochester.  A relação que Jane construí com Edward é das mais belas da literatura... Contudo o destino os afasta. Só no fim ambos podem ficar juntos.

Edward Rochester é um homem já maduro... Contudo é também uma personagem cheia de carácter e de amor para dar. Apesar do seu passado assombrado, ele é capaz de entregar a sua alma a Jane sem ressentimentos. O seu sofrimento me comove,e estou convencida que ambas as personagens se completam.


6- Simão Botelho



Também a literatura portuguesa tem histórias e personagens fascinantes. Uma das minhas preferidas é O Amor de perdição , uma história de amor de Camilo Castelo Branco inspirada em Romeu e Julieta. Foi graças as minhas aulas de Literatura portuguesa que pode conhecer este belo livro, que conta a história de dois jovens que se amam mas que não podem concretizar seu amor pelo facto de as suas famílias serem inimigas.

Simão Botelho é um homem romântico, honrado, repleto de princípios e muito liberal. O seu amor por Tereza é a força que o move e o torna corajoso. Esta história foi uma das poucas que quase me fez chorar... Talvez a leia um dia de novo!


7- Eragon


Eragon é um livro de fantasia do escritor norte americano Christopher Paolini. Este livro narra a história de um rapaz que encontra um ovo de dragão, criando uma forte ligação com esse dragão a quem chama de Safira. Ele torna-se um cavaleiro de dragões e possui a missão de destruir o tirano que governo o seu reino. É uma saga de livros maravilhosa!

O jovem Eragon é a minha personagem preferida, não por ser a principal, muito devido a sua evolução ao longo dos livros. Ele deixa de ser um simples camponês, para passar a ser um guerreiro poderoso e um ser muito humano capaz de todo para proteger aqueles que considera dignos.


8- André Bolkonsky



Ando a ler romances russos. Esta personagem faz parte do livro Guerra e paz , um um clássico de Tolstoi que aborda as invasões de Napoleão a Rússia. O livro conta a história de cinco famílias aristocratas, dando destaque aos Bezukhovs, os Bolkonskys e os Rostovs. Narra as dificuldades que passam com a guerra, e as suas venturas em tempos de paz. É maravilhoso a maneiro com Tolstoi descreve o ambiente dos bailes, a tensão das batalhas e o próprio ambiente. Conheço Rússia por causa dos seus livros!

André Bolkonsky foi a personagem que deu-me mais prazer conhecer. Um aristocrata honrado, fiel e muito preocupado com a sua família. Gosto da sua relação com Natasha. O seu amor é puro e sincero. Infelizmente a guerra o torno num homem sofrido e sem esperança. Mas também o transforma, e o faz se arrepender de certas atitudes que tomou.


9- Patch




Outro dos livros que descobri recentemente foi Hush hush. É uma série de livros que aborda a temática dos anjos caídos. Desde de criança que acredito em anjos... E até tenho no meu quarto um quadro com dois anjos da guarda. Por isso quando descobri estes livros fiquei muito feliz. A muito tempo que queria ler livros que falassem nesta temática.

O livro segue a história de Nora, uma rapariga que sofre com a morte do seu pai e que tem uma mãe ausente. Quando é obrigada a conviver com Patch, estranhas coisas passam a acontecer a sua volta. Aos poucos ela se encanta por esse jovem... E tenta de todo para descobrir o que ele esconde.

Patch é uma espécie de bad boy. Acho que todas as raparigas já passaram por aquela fase de ficarem rendidas aos encantos dos rapazes rebeldes. O anjo Patch é uma versão mais completa desse tipo de rapaz. E ao contrário de muitos eles, Patch é atencioso e muito protector. O considero encantador e adoro todas as suas falas.


10- Matthew Clairmont




Normalmente eu não gosto de vampiros modernos. Mas adorei esta obra. Também um trilogia. E Matthew é outra personagem maravilhosa. Um vampiro com mais de cem anos, que já viveu em várias épocas e que é capaz de encontrar o amor de novo. Outra trilogia que já pertence a minha colecção de favoritas!

5 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page